Áreas de atendimento
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Assistência Social está presente em todos os programas desenvolvidos pela APAE de Salto Grande e conta com o trabalho dos familiares que lutam e contribuem de maneira incansável para proporcionar condições que favoreçam o desenvolvimento pessoal e funcional de seus filhos. Os serviços de busca e concretização de direitos e deveres, as visitas domiciliares, a participação da família no momento do atendimento e outras ações da Assistência Social resultam cada vez mais em dignidade e cidadania.
EDUCAÇÃO
·
· - Estimulação Global,
· - CAIAPA – Centro de Atendimento Integral a Autistas e Patologias Associadas,
· - Pré Escola,
· - Ensino Fundamental,
· - EJA,
O - Oficina Profissionalizante Básica,
· - Oficina Profissionalizante Habilidades Específicas,
· - Oficina Profissionalizante de Gestão.
Os Programas da Escola de Educação Especial da APAE têm como propósito, prestar serviços de natureza educacional especializada aos alunos com deficiência intelectual que necessitam de apoio diferenciado e aos alunos com deficiência múltipla ou transtorno global do desenvolvimento que não conseguiram alcançar níveis de aprendizado para a inclusão na rede oficial de ensino. As ações educacionais são realizadas através de ambiências organizadas para cada faixa etária, onde são desenvolvidas atividades que propõem o desenvolvimento de habilidades que permitem aos alunos atuar dentro do seu meio, tornando-os mais independentes e criativos. Nestes espaços o aluno tem a oportunidade de construir seu próprio aprendizado de forma mais prazerosa, uma vez que conta com um plano personalizado que respeito às suas individualidades.
Programa de Educação Infantil
Engloba atividades em brinquedoteca, jogos pedagógicos, atividades lúdicas e dinâmicas com as famílias que têm o objetivo de alcançar e desenvolver plenamente as potencialidades do aluno. É constituído por duas fases: Educação Precoce, destinado às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses; e Educação Pré-Escolar, voltado às crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.
Programa de Ensino Fundamental
Com ações pautadas no currículo funcional, oportuniza uma diversidade de experiências acadêmicas contextualizadas e concretas. Esta dinâmica propõe a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento favorecendo maior desempenho das habilidades e competências funcionais do aluno. A proposta enfatiza que todo conhecimento adquirido tenha funcionalidade para sua vida a curto, médio ou longo prazo, possibilitando a continuidade do processo ensino aprendizado e posteriormente a inclusão no mercado de trabalho e vida em sociedade. É composto por duas etapas: Escolarização Inicial (alunos de 6 a 14 anos e 11 meses) e Atividades Socioeducacionais (alunos de 15 a 30 anos).
Programa de Educação Especial Para o Trabalho
Objetiva a identificação de potencialidades dos aprendizes e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a atividade laboral, por meio de uma diversidade de atividades e práticas relacionadas ao conhecimento do mundo do trabalho. É formado pelos seguintes passos: Avaliação para o Trabalho, Iniciação para o Trabalho, Qualificação para o Trabalho e a Colocação no Mercado de Trabalho. Juntas, elas propõem o pleno desenvolvimento do aluno por meio habilitação profissional de nível básico através do treinamento profissional na instituição, ou em ambientes reais de trabalho na comunidade. É ofertado a alunos com deficiência intelectual e múltipla, com idade acima de 14 anos.
ARTES
É uma educação global, ao mesmo tempo que desenvolve o corpo, organiza as ações através das circunstâncias mutáveis, propiciando meios pelos quais possam ter melhor equilíbrio psicossomático, bem como trabalhar melhor suas qualidades físicas, morais e sociais, através de métodos racionais e científicos no ensino da arte.
ESPORTES
A finalidade primordial da educação esportiva é auxiliar na formação integral do indivíduo, proporcionando desenvolvimento físico e mental, somático e funcional, baseada em métodos e normas que respeitem a individualidade de cada um, bem como suas capacidades e limitações, assumindo uma posição mais positiva em relação a si mesmo e aos outros. Estas atividades contribuem para a auto-suficiência, levando a independência e a participação da Pessoa portadora junto a comunidade, aumentam a possibilidade de exploração de suas capacidades, o conhecimento do mundo exterior e o aprimoramento do relacionamento social. Este ano a entidade começará a participa de Olimpíadas promovidas pela Federação das APAEs .
HIDROTERAPIA
A água atua pelas suas propriedades de revigorar e dar saúde ao corpo, pela virtude vitalizante, portadora de energias etéreas, especialmente caloríficas por ser excelente condutora de vibrações térmicas e se adapta a toda superfície de pele. O efeito desta terapia sobre o organismo baseia-se em uma reação tripla: nervosa, circulatória e térmica. O movimento na água é realizado mais facilmente do que em terra, os efeitos da turbulência e flutuação, combinados com o calor, ajudam a reduzir dor e o espasmo muscular e outras alterações do tônus muscular, promovendo o relaxamento, estimula a pele, olhos e os ouvidos, além de proporcionar alegria e prazer, reforçando a confiança e a auto-estima, fazendo parte integrante e importante na habilitação e reabilitação da Pessoa portadora de deficiência.
ÁREA DE SAÚDE
A informação e a educação pública sobre a saúde, principalmente às famílias, são as armas mais importantes para organizar e planejar as condições e a melhoria da qualidade de vida de nossos alunos:
- Atendimento de Fisioterapia;
- Atendimento Fonoaudiológico;
- Atendimento de Psicologia;
- Atendimento de Terapia Educacional;
- Atendimento com Neurologista ;
- Atendimento com Psiquiatra;
- Estimulação Neurosensorial;
- Estimulação Precoce;
- Oficina Terapêutica.